sábado, 2 de fevereiro de 2013

Os Miseráveis: Uma história de amor e vida.

Os Miseráveis (Les Misérables) é uma adaptação musical do romance de 1862 do francês Victor Hugo. Tom Hooper (O Discurso do Rei) é o diretor. Com a França do século XIX como pano de fundo, Os Miseráveis conta uma apaixonante história de sonhos desfeitos, de um amor não correspondido, paixão, sacrifício e redenção, num testemunho intemporal da sobrevivência do espírito humano. Adaptação da obra de Victor Hugo, que narra a busca do implacável inspetor Javert (Russell Crowe), oficial da lei que precisa recapturar um fugitivo chamado Jean Valjean (Hugh Jackman), ladrão acusado de roubar comida para alimentar sua família e que, ao mudar de identidade para tentar escapar, passa a cuidar de uma fábrica que contrata Fantine (Anne Hathaway). O elenco conta ainda com Amanda Seyfried (Cossete), Samantha Barks(Éponine), Anne Hathaway (Fantine), Eddie Redmayne (Marius), Sacha Baron Cohen (Monsieur Thenardier), Aaron Tveit (Enjolras) e Helena Bonham Carter (Madame Thénardier).

De fato, o filme faz juz a categoria que lhe cabe, ou seja, musical. Não há espaço para as falas, porque elas são todas cantadas. Eu, particularmente, não me lembro de um musical feito dessa forma, mas vou as minhas impressões. Se você, é igual a mim e não tem preconceito com filme, então aproveite e encare quase três horas, com esse ótimos atores cantando. E que elenco é esse? Recheado de grandes nomes e que ainda me surpreenderam com suas vozes. A linda Anne Hathaway, desculpe as outras do elenco, rouba as poucas cenas, em que ela aparece. A bela não aparece muito, mas está fantástica. OBS: juro não dar spoilers, o que é difícil. Por isso, não vou entrar em muitos detalhes.


Depois de uma longa sentença de 19 anos, alguns acrescentados por tentativas de fuga, Jean Valjean finalmente é libertado. Uma libertação que o obriga a se apresentar constantemente à Justiça e que, por conta de sua ficha criminal, na prática o impede de conseguir trabalho. Perseguido sem tréguas por um obcecado inspetor, Javert (Russell Crowe), Valjean decide escapar deste círculo vicioso. Desaparece no mundo e ressurge, anos depois, com uma nova identidade, já como prefeito e industrial.

Seu destino se liga a Fantine (Anne Hathaway), operária demitida de sua fábrica por um supervisor, que caiu na miséria e na prostituição para sustentar uma filha, Cosette (quando menina, interpretada por Isabelle Allen). A garota acaba tornando-se responsabilidade de Valjean, que continua sua fuga, sempre perseguido por Javert.Quando moça, Cosette (agora vivida por Amanda Seyfried), que desconhece a verdadeira história de seu protetor, apaixona-se por Marius (Eddie Redmayne), um dos estudantes envolvidos numa rebelião antimonarquista que caminha para um confronto trágico com os soldados do rei, em 1832.



Os Miseráveis estreiou no Brasil, ontem dia 01/02, e já ganhou alguns prêmios, que já foi indicado como: prêmio de melhor musical, melhor ator de musical, melhor atriz coadjuvante, todos esses no Globo de Ouro. Melhor atriz coadjuvante, pelo SAG Awards, além das indicações para o Oscar 2013. Quer mais? Eu te convido a assistí-lo e a comentar, aqui. Nos vemos, no próximo post.

Um comentário:

  1. Ainda não tive tempo de assistir.
    Não sou fã de musicais, e confesso que tive um preconceito pelo longo tempo de cantoria do filme. rs
    Mas vou ver antes que saia do cinema, devido aos bons atores e a linda Helena Bonham pela qual sou apaixonada.

    ResponderExcluir