terça-feira, 18 de junho de 2013

Os livros citado no filme "o Leitor"

Vi pela segunda vez O leitor no dia dos namorados e me encantei novamente. Nessa segunda vez pude prestar mais atenção nos detalhes e nos livros! Apaixonada por livros, corri para fazer esse post super especial falando sobre os livros e autores que marcam o caso de Hanna e Michael. Na verdade, o próprio roteiro de O Leitor foi inspirado no livro de mesmo nome do autor Bernhard Schlink. Uma obra prima!


O caso do casal nasce de uma forma incomum. Ela o ajuda quando está passando mal na frente de seu apartamento e meses depois do acontecido - e enfim recuperado - Michael volta para agradecer. Hana (Kate Winslet) têm o dobro da idade de Michael (David Kross) e o ensina tudo sobre sexo. Em uma de suas conversas, o menino fala que está estudando literatura o que interessa muito a moça, logo eles fazem um acordo ele lerá para ela e só depois irão fazer amor.

Ele começa com Odisséia um livro épico da Grécia Antiga, escrito por Homero. Ele narra as aventuras de Odisseu depois da Guerra de Tróia. Esse livro se tornou um clássico e é essencial para historiadores como fonte histórica. Na minha humilde opinião, ele é um pouquinho massante porque foi todo escrito em versos, então antes de procurar por Odisseia certifique-se sua paciência. Esse livro é tão importante que influenciou outros livros - também magníficos - como Os Lusíadas, de Camões e Ulysses, de James Joyce.

O segundo livro é A dama e o cachorrinho (The lady with the little dog) do russo Anton Tchekhov. A história marca um bancário que ao passar suas férias em Iaita conhece uma dama que passeia com um cachorrinho. A narrativa mostra o adultério até o surgimento do amor e o conto fica sem resolução - assim como o romance de Hana e Michael. É uma das obras mais famosas de Tchekhov.

Nesse terceiro livro, temos também a presença de um russo: Liev Tolstói (você deve conhecê-lo por Anna Karenina que teve versão nos cinemas esse ano!). O livro é o famoso Guerra e Paz que narra a Rússia na época do terrível Napoleão Bonaparte. Você encontra esse livro em diversas partes como pocket book e o melhor: em preço acessível! Essa história já teve uma versão no cinema em 1956 protagonizada por ninguém menos que Audrey Hepburn. Quem não tiver paciência para ler o livro, mas se interessou pela história (não tem como resistir a Rússia!) veja o filme.

"War and Peace, kid!"
Lembrando que Michael até lê "As aventuras de Tintin" pra Hana, pena que não consegui identificar qual a história. Isso só mostra que a literatura é linda e versátil, você ama de Tolstói até Tintin <3
Quem ainda não viu o filme, veja! A emoção vai além das escolhas dos livros - só gostaria de saber qual foi o critério. Quem viu poste sobre o que achou e caso tenha lido algum livro desses citados comente uma nota! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário