segunda-feira, 20 de maio de 2013

Homem de Ferro 3

A história acontece depois da luta em Manhattan do filme Os Vingadores e vemos um Tony Stark diferente em Homem de Ferro 3. Neurótico, maduro, humano são as novas qualidades do playboy, filantropo, bilionário e gênio. Foi INCRÍVEL ver COMO Robert Downey Jr. amadureceu o personagem que antes era tão sacana e vazio - e era isso que tornava um super herói tão engraçado. Mas graça não é o elemento principal do filme.

Em Homem de Ferro 3 vemos aquele discurso ideológico (América win, Oriente Médio sucks), que na verdade vemos em todos os filmes de super heróis. A ideia do Terror, como o grande mal, novamente é debatida personificando-o em um muçulmano. Nos primeiros momentos do filme, há um MEGA vilão totalmente estruturado (o Mandarim) que nos quadrinhos era o vilão em potencial do Homem de Ferro, depois da primeira hora de filme ele se esvai, tirando todo o seu entusiasmo. SEM SPOILERS, digo que me decepcionei MUITO com o roteiro, ele se perde váaaaaarias vezes podendo até trazer uma história totalmente sem contexto. O que salva o roteiro ruim são os efeitos especiais (Por favor, veja em 3D!) que arrebentam. Juro que fiquei imitando a armadura do Homem de Ferro quando cheguei em casa!



A história geral é o seguinte: depois do ataque em Nova York, a vida de Tony volta ao normal - mas não tão normal assim. Ele tem crises de ansiedade, não consegue dormir e foca-se em criar armaduras diferentes. A aparição de um novo terrorista, o Mandarim (Ben Kingsley), vem perturbar Tony até ele tomar a decisão de enfrentar o vilão. Até aí, ótimo filme, muita empolgação. Porém, o próprio personagem do Kingsley não foi bem usado porque teoricamente, Mandarim era um "bruxo", mas não quiseram usar a magia no filme. Uma pena logo tendo em vista o aproveitamento dos efeitos especiais que poderiam ser feitos.

Mandarim e o poder de seus dez anéis
Homem de Ferro 3 era um dos meus filmes mais esperados do ano. Me decepcionou, mas curti pela experiência sensorial. As atuações estavam maravilhosas, até mesmo o Kingsley aproveitou bastante no que foi dado, combinando um tipo de vilão Coringa ( de Cavaleiro das Trevas) e Raoul Silva (de 007 Skyfall), isso só mostra como os vilões estão CADA VEZ MAIS usando da questão do terror além do normal-psicopata.


Notas:
Gwyneth Paltrow: 9.7 -  Linda, excelente! Sua personagem também amadureceu bastante e correspondeu as expectativas de suas cenas emotivas.
Robert Downey Jr.: 9.9 - Chega de um coração vazio. Tony Stark agora está muito bem estruturado! E é claro que suas frases de efeito ainda estão presentes. <3
Guy Pearce: 7.5 - Seu personagem foi super bem interpretado, mas (pra mim) foi ele que quebrou o sentido do filme... Uma pena.
Don Cheadle: 8.0 - Ele é o Coronel, amigo de Stark que nesse filme usa a armadura para o serviço americano. O "Patriota de Ferro" tem suas partes muito cômicas e uma importância para o desfecho do filme.
Ben Kingsley: 8.3 - Achei sua interpretação majestosa, mas seu personagem poderia ter sido melhor desenvolvido. Sonho com o Mandarim dos quadrinhos =/
Rebecca Hall: 7.9 - É a Vicky, de Vicky, Cristina, Barcelona! Juro que demorei um tempo pra lembrar dela. No filme, Rebecca interpreta uma "botânica" que traz a inovação chave do filme.

O que dá pra tirar de tudo isso? Que, POR FAVOR, não contratem o mesmo roteirista! Interpretações ótimos, história ruim. Espero que em Os Vingadores 2 seja bem diferente. E agora que venha, Wolverine e Homem de Aço para desfechar os filmes de heróis mais esperados do ano!

E você o que achou? Comente sobre o roteiro, sobre as notas dadas e sobre os efeitos especiais. :-)

Um comentário: