domingo, 17 de março de 2013

Você precisa conhecer: Tropicália

Dois baianos. Uma revolução. Esqueça a Bossa Nova, o Tropicalismo é a maior inovação da música brasileira e como meu objeto de estudo no campo de História (já falamos aqui que Leonam e eu somos estudantes do curso de história) me senti super a vontade para escrever esse post. A coluna Você precisa conhecer é uma tentativa de mostrar a produção nacional que não chega no conhecimento das pessoas e/ou foram pouco divulgados.

Sob a direção de Marcelo Machado, esse filme-documentário mostra a sensibilidade, o processo criativo e os músicos por trás desse movimento que teve uma curta duração. Na verdade, o tropicalismo teve fim com o exílio de Caetano Veloso e Gilberto Gil no período do regime militar mas podemos ver o quanto ele influenciou na produção da música popular brasileira das décadas seguintes. Se hoje temos um grupo de artistas regionais bombando Brasil a fora, culpem ou agradeçam a esses dois artistas.


Pontos positivos:

1 Conteúdos inéditos e estética
Uma das coisas mais fantásticas de todo o documentário é a exclusividade do material. O próprio Veloso, em uma entrevista no programa do Jô, disse gostar dessa produção de Marcelo Machado justamente pelo diferencial das cenas. Outro fator que chama atenção são os detalhes da estética do documentário que entra em contraste com o preto e branco. Em frases de efeito ou cenas impactantes, a fotografia se destaca nos prendendo o tempo todo.

2 Jovens saem da inércia
Ao contrário que muitos pensam, o tropicalismo não atingiu somente a música e sim, as artes em geral. E nos primeiros momentos da obra, mostra todo o envolvimento dos artistas que auxiliaram diretamente ou indiretamente a composição do movimento. Podemos citar o exemplo de Maria Bethânia e Glauber Rocha, um cineasta destacado por realizar a Terra em Transe (1960). Vemos jovens que realizaram uma contra cultura fantástica e que encantam pessoas até hoje, como eu, Kurt Cobain, Madonna...

3 Período histórico
Gostei bastante pelo fato que o filme-documentário não destaca o movimento cultural do seu período histórico. Assim, pessoas aprendem um pouco sobre História, o que pra mim é fantástico! :-)





Caso depois desse post você correu para ver esse documentário e não se deu por satisfeito, vou dar mais duas dicas ótimas pra quem quer mergulhar nesse universo dos anos 60.

1 Uma noite em 67
Um documentário sobre o maior festival de música que trouxe para a fama alguns dos nomes importantes da música popular brasileira. É bem divertido e traz entrevistas incríveis.



2 Tropicália - Gêneros, Identidades, Repertórios e Linguagens
Essa dica é um livro que reúne uma série de artigos que tentam explicar o que foi o movimento sob diferentes visões. A linguagem é bem fácil e rápido de ler. Eu adorei!





Esse foi o primeiro post da coluna Você precisa conhecer. Caso tenha alguma dica sobre filmes, documentários, curtas brasileiros que mereçam divulgação, comente abaixo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário