sexta-feira, 22 de março de 2013

Aventuras de Pi: Filme + Livro

Demorei a escrever esse post sobre Life Of Pi porque esperei ler o livro para fazer um post completo. Não me atentei a ver quais eram as semelhanças e diferenças do filme em relação ao livro já que é difícil não contar spoiler da história. Assim que saí da sala depois de ver o longa dirigido pelo ganhador do Oscar Ang Lee me questionei  como seria o livro descrevendo aquela experiência sensorial incrível (só quem viu no cinema sabe!).



Ganhei o livro de presente e guardei de molho. Li outros na frente e sempre que abria a porta do armário Richard Parker me encarava, mas ainda não era o momento certo. Depois de um mês decidi lê-lo e confesso: não poderia ter vindo em outra hora. Na verdade, se eu tive lido assim que ganhei não aproveitaria da mesma forma. O momento da leitura casou direitinho com um momento específico da minha vida, onde em todas as reflexões eu me sentia tocada.

São ao todo 100 capítulos (371 páginas) onde Yann Martel narra com perfeição a aventura que foi a vida de Pi e tenho que destacar o quanto o roteiro foi bem adaptado. Algumas coisinhas foram mudadas, mas nada que você se sinta traído. Só acho que tanto para o livro quanto para o filme o título Aventuras de Pi não tenha sido uma escolha feliz.

Não sei quanto a capa anterior ao lançamento do filme (estou louca para saber!) mas a capa que corresponde o poster do filme é de alucinar. Sempre quando pego para ler, fico segundos olhando nos olhos penetrantes de Richard Parker, o famoso tigre-de-bengala do filme. 

Não estou lendo em inglês, mas a capa é a mesma.

A polêmica que todos dizem sobre o plágio de Yann Martel com a obra de Moacyr Scliar, Max e os felinos, já foi desmentida. O próprio autor brasileiro disse que estava ciente da história do menino Pi e que não pretendia na época processar Martel. Minha opinião sobre o assunto é: Aventuras de Pi foi uma apropriação da ideia de um menino e um tigre num barco, mas o diferencial é como se conta a história. Não li o livro de Moacyr Scliar para comparar (mas com certeza irei lê-lo), mas creio que o livro de Martel encanta por andar em várias religiões e mostrar seu lado puro e encantador (lado que muitas pessoas esquecem tentando colocar uma disputa de qual é a melhor). O fato Martel colocar a Índia como seu palco central e contar algumas histórias sobre o panteão hindu me fez colocar Aventuras de Pi na minha lista de preferidos. 

A confissão número II do post é que Life Of Pi era o meu queridinho da noite do Oscar <3 E mal consegui me conter quando Ang Lee ganhou o prêmio. Amei de verdade. Esse é um tipo de filme que mexe com seu coração. É feito com uma sensibilidade além do normal, os de coração mole vão chorar assim como eu... 


Quem quiser saber mais sobre a polêmica do "plágio" leia aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário