domingo, 15 de julho de 2012

Beetlejuice Beetlejuice Beetlejuice!

Quem não se lembra daquele fantasma nojento, detestável e divertido? Pois é, Beetlejuice ilustra nossa infância, principalmente pelo desenho que durou 4 temporadas e que inclusive teve Tim Burton como produtor executivo. O filme que no Brasil recebeu o nome de "Os fantasmas se divertem" marca, pelo menos pra mim, a Era de Ouro de Tim Burton, contando com filmes como Batman (1989) e Edward Mãos de Tesoura (1990). Para 1988, o filme conta com incríveis efeitos especiais e até consta um Oscar na categoria de Melhor Maquiagem.
Claro que eu não tenho bagagem e nem culhão para criticar Tim Burton, mas seus roteiros e fotografias já estão normatizadas em todos seus filmes nesses últimos anos, o que acaba cansando seu público. Em seu último filme, "Dark Shadows" (2012), esse quadro de repetição não foi diferente. Contudo, voltando a Beetlejuice, Burton inicia sua identidade como diretor e inicia uma carreira onde seu estilo é reconhecido e marcado. 


O casal Maitland é novato na arte dos recém-mortos e não sabe muito bem como assustar os vivos. Então, na tentativa de expulsar a nova família que habita a casa deles, contratam o bio-exorcista Beetlejuice (Michael Keaton) para fazer o serviço pesado, um fantasminha nada camarada. Foi engraçado ver a atuação de Winona Ryder tão novinha. No papel de Lydia Detz, a filha do casal, é uma adolescente gótica que consegue ver o casal Maitland e forma uma amizade de outro mundo. 
A diferença entre o filme e o desenho é que a relação entre Beetlejuice e Lydia totalmente caótica, enquanto no desenho eles se tornam amigos. Na verdade, há vários pontos diferentes entre o filme e o desenho... 

Porém, não há como negar o quanto esse fantasma mesmo detestável é tão querido! :-)

2 comentários:

  1. Adoraaava esse filme, mas tinha pavor! ahaha
    A verdade é que todo mundo queria falar Bettlejuice três vezes, mas e a coragem? haha

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu adoro a dançinha da Winona Ryder no final do filme..aquela música me dar vontade de dançar.

    ResponderExcluir