quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

+ Tarantino

Esperar um filme do seu diretor favorito não é fácil, ainda mais quando vê constantemente novas fotos, entrevistas e reviews... Em Django Livre, o novo filme de Quentin Tarantino, espera-se uma história incrível com excelente elenco, ou seja, mais ou menos parecido com Bastardos Inglórios.



Com isso, o Museu de Som e Imagem de São Paulo organizou um evento que exibe uma série de filmes que inspiram o mundo de Tarantino que nos choca e atrai. Como moro no Rio de Janeiro e a maioria dos leitores do blog também, decidi fazer um post rápido sobre os filmes mencionados pelo MIS.

# Yojimbo (1961)
A história se passa no século XIX e conta a vinda de um samurai a uma cidade que sofre com a guerra entre duas gangues. Em 1962, Yojimbo foi indicado ao Oscar de melhor figurino preto e branco, mas não levou a melhor.  É visível o amor de Tarantino pela arte japonesa, basta rever Kill Bill vol. 2 e o adorável Pai Mei.


# O Grande Golpe (1956)
O universo cinematográfico de Staley Kubrick é praticamente tão complexo quanto o de Tarantino. Nesta obra, temos uma trupe que vai roubar um hipódromo (não é hipopótamo, não!). A forma noir como o filme se conduziu inspirou diretores mais jovens; para isso basta ver Cães de Aluguel.

# Django (1966)
Pois é, quem achou que a lista ia esquecer do estilo western se enganou... Afinal, esse gênero é uma das maiores admirações de Tarantino. Django tem as características essenciais de um bom filme de faroeste: duelos, anti-heróis e uma boa trilha sonora. Apesar de ter influenciado a nova obra de Quentin, não tem nenhuma conexão com a história do Django de Franco Nero.

# O Homem que Quis Matar Hitler (1941)
A filmografia de Fritz Lang é repleta de bons filmes, temos Metropolis e M, o Vampiro de Dusseldorf, ou seja, peças chaves para entender a estética do cinema alemão. Com todo o envolvimento pessoal de Lang com a produção de filmes na Segunda Guerra Mundial, podemos ver uma mensagem antinazista. A história de O homem que quis matar Hitler e o final de Bastardos Inglórios só podiam ser uma relação de musa e criador.


Faltou algum gênero de filme que marque o universo de Tarantino que a lista do MIS não citou? Comentem!

Um comentário:

  1. Esse evento bem que poderia vir para o Rio de Janeiro. rs
    Bom... Bateu a vontade de assistir Cães de Aluguel. É o jeito.

    ResponderExcluir