terça-feira, 23 de outubro de 2012

O Não-Linear

          Não, sei se posso me classificar assim, mas sou um "cinéfilo não-linear." A cada novo filme, que eu assisto com essa temátima, me faz perceber que as várias possibilidades de um roteiro "deformado", me instigam, me fazem imaginar e repensar o filme várias vezes. Acho fascinante a forma que um roteiro não-linear, se encaixa perfeitamente com um tipo de diretor específico. Pensando nesse esquema, resolvi escrever um mini-post sobre alguns filmes que selecionei, dentre os que já assisti dessa temática. Alguns mais conhecidos, outros menos, uns mais novos, outros mais antigos, mas simplesmente, primorosos na arte da história contada de várias visões e ângulos.

  • 360, 2012, Fernando Meirelles.
    Entrelaça diversas histórias e dramas pessoais que se passam em Veneza, Paris, Londres, Rio de Janeiro, Bratislava, Denver e Phoenix . É uma reunião de histórias dinâmicas e modernas, passadas em diversas partes do mundo. Laura (Maria Flor) é uma mulher que deixou a vida na terra natal para tentar a sorte em Londres ao lado do namorado Rui (Juliano Cazarré). Ao descobrir que o parceiro está tendo um caso com Rose (Rachel Weisz), ela decide voltar para o Brasil. Na volta pra casa, ela conhece um simpático senhor (Anthony Hopkins) e Tyler (Ben Foster), duas pessoas em momentos difíceis em suas vidas. Num outro lado da história, Mirka (Lucia Siposová) é uma jovem tcheca que começa a trabalhar como prostituta para juntar dinheiro. Ao mesmo tempo, lida com a desaprovação da irmã Anna (Gabriela Marcinkova). O primeiro cliente de Mirka é Michael (Jude Law), que por sua vez é casado com Rose.

     

    • Crash- No Limite, 2004, Paul Haggis.                                                                        Vencedor do Oscar de Melhor Filme. Tudo começa a partir do roubo de um carro de uma mulher rica. A partir de então, uma série de incidentes acabar por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista e seu jovem parceiro passivo em relação as suas atitudes, um detetive negro e seu irmão traficante de carros roubados, um bem-sucedido diretor de cinema negro que finge ser budista para não ter exposto sua origem afro-descendente, um imigrante persa que possui um pequeno comércio que vive sendo assaltado, um trabalhador latino que luta para sustentar sua família. Todos estão lá como peões num intrigado tabuleiro de emoções que afloram conforme eles se encontram, ou melhor, se esbarram no acaso da vida do dia-a-dia. Nesses encontros, os personagens tomam consciência de quem realmente são e a maneira como conduzem suas vidas, muitas vezes patéticas. O sentimento que serve de fio condutor é o racismo presente nos EUA.



    • Amores Brutos, 2000, Iñárritu.
      Uma tragédia no trânsito também é o fio condutor deste filme, que se passa na Cidade  do  México. Em plena Cidade do México, um terrível acidente automobilístico ocorre. A partir deste momento, as pessoas envolvidas no acidente se encontram e têm suas vidas mudadas para sempre. Um deles é o adolescente Octavio (Gael García Bernal), que decidiu fugir com a mulher de seu irmão, Susana (Vanessa Bauche), usando seu cachorro Cofi como veículo para conseguir o dinheiro para a fuga. Ao mesmo tempo, Daniel (Álvaro Guerrero) resolve abandonar sua esposa e filhas para ir viver com Valeria (Goya Toledo), uma bela modelo por quem está apaixonado. Também se envolve no acidente Chivo (Emilio Echevarría), um ex-guerrilheiro comunista que agora atua como matador de aluguel, após passar vários anos preso. Ali, em meio ao caos, ele encontra Cofi e vê a  possibilidade de sua redenção.



      •  Babel, 2006, Iñárritu.                                                                                             Um ônibus repleto de turistas atravessa uma região montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes estão Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett), um casal de americanos. Ali perto os meninos Ahmed (Said Tarchani) e Youssef (Boubker At El Caid) manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo Susan. A partir daí o filme mostra como este fato afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo: nos Estados Unidos, onde Richard e Susan deixaram seus filhos aos cuidados da babá mexicana; no Japão, onde um homem (Kôji Yakusho) tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a filha surda (Rinko Kinkuchi) a aceitar a perda; no México, para onde a babá (Adriana Barraza) acaba levando as crianças; e ali mesmo, no Marrocos, onde a polícia passa a procurar suspeitos de um ato terrorista. 
       
       
        
      •  21 Gramas, 2003, Iñárritu. 
        Três pessoas, Paul (Sean Penn), Jack (Benicio Del Toro) e Cristina (Naomi Watts), têm seus destinos cruzados em função de um acidente. A partir dele serão testados os limites do amor e da vingança, assim como a promessa da redenção. A morte de três pessoas, provoca consequências nas vidas da viúva da vítima, do assassino involuntário e do homem que recebeu um coração transplantado do morto.  


         

        • Irreversível, 2002, Garpar Noé.
          O filme narra, de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira seqüência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam. Este filme tem uma das cenas de estupro mais reais que eu já vi, além do esmagamento de um crânio que me deu calafrios.

            

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário