quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

#Top 10 - Melhores filmes de 2012 - Por Leonam

Fazer listas, de fato, não é minha especialidade. Isso de deve muito, pelo fato, de não querer deixar nenhum filme que gostei de fora. Nós administradores do blog, eu, Leonam e Nicolly decidimos fazer um top #10 com os filmes que gostamos de assistir em 2012. A idéia é fazermos duas listas, uma minha e outra dela, com duas visões e gostos  diferentes.

Eu preciso esclarecer, que quando digo "filmes de 2012", me refiro ao filmes que estreiaram no Brasil nesse ano. Vocês vão encontrar alguns filmes na minha lista, ao qual estreiaram em 2011, no exterior. Mas, esse foi meu critério de escolha, já que os filmes chegam aqui depois. Todos os filmes que estão nessa lista são queridíssimos. Não estão em ordem de gosto, e sim na ordem em que foram assistidos. Aproveitem, indiquem e comentem os seus preferidos.



 *O Artista
A história se passa em Hollywood entre os anos 1927 e 1932, e se foca em George Valentin que é uma das maiores estrelas do cinema mudo, participando de dezenas de aventuras ao lado de seu cão da raça Jack Russel Terrier. Inveja de muitos homens, ele lentamente começa a se defrontar com o ostracismo após a invenção e chegada do cinema falado, que tem um desastroso efeito na vida do astro. Enquanto sua amiga Peppy Miller ganha notoriedade com essas mudanças, Valentin é cada vez mais relegado ao esquecimento.


 
*A Invenção de Hugo Cabret
Hugo é um garoto de 12 anos que vive em uma estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalhava em um museu, morre momentos depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide, sentado numa escrivaninha, com uma caneta na mão, aguardando para escrever uma importante mensagem. O problema é que o menino não consegue ligar o robô, nem resolver o mistério.

 
 
*A Separação 
Conta a história da separação de Nader (Peyman Moaadi) e Simin (Leila Hatami), um casal diferente dos que estamos acostumados a imaginar no Irã: Nader um marido compreensivo e não machista, aceita em ceder o divórcio a Simin, que quer deixar o país junto a ele e sua filha porque não quer que a garota cresça no Irã. Porém, seu pai é um idoso que sofre de Alzheimer em estágio avançado, que necessita de seus e por este motivo ele não aceita deixar o país e abandoná-lo. Nader é obrigado a contratar uma diarista - sem o aval de seu marido, e grávida - para tomar conta de seu pai enquanto trabalha. Diante disso uma série de acontecimentos seguidos de problemas caem sob a família. Um dos filmes mais fortes e bem realizados dos últimos anos, A Separação é uma obra obrigatória para qualquer cinéfilo.



*Precisamos Falar Sobre o Kevin
 
 Eva mora sozinha e teve sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida com um novo emprego e vive temorosa, evitando as pessoas. O motivo desta situação vem de seu passado, da época em que era casada com Franklin, com quem teve dois filhos: Kevin e Lucy. Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer.
Eva lida com seus próprios sentimentos de tristeza e responsabilidade. Será que ela já amou o filho? E o quanto do que Kevin fez é culpa de sua mãe?



*História Cruzadas
Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.



 *360
É uma reunião de histórias dinâmicas e modernas, passadas em diversas partes do mundo. Laura é uma mulher que deixou a vida na terra natal para tentar a sorte em Londres ao lado do namorado Rui. Ao descobrir que o parceiro está tendo um caso com Rose, ela decide voltar para o Brasil. Na volta pra casa, ela conhece um simpático senhor e Tyler, duas pessoas em momentos difíceis em suas vidas. Num outro lado da história, Mirka é uma jovem tcheca que começa a trabalhar como prostituta para juntar dinheiro. Ao mesmo tempo, lida com a desaprovação da irmã Anna. O primeiro cliente de Mirka é Michael, que por sua vez é casado com Rose.


*O Palhaço
 Benjamim trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar. Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola, a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta, Dona Zaira e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.

*Moonrise Kingdom
O filme decorre numa ilha ao largo da costa de Nova Inglaterra, no verão de 1965. “Moonrise Kingdom”, conta a história de dois jovens de 12 ano que se apaixonam, fazem um pacto secreto e fogem juntos para uma ilha. Enquanto as variadas autoridades locais os tentam encontrar, uma violenta tempestade surge e a pacífica comunidade da ilha fica, a todos os níveis, virada do avesso. Uma comédia romântica realizada por Wes Anderson, “Moonrise Kingdom” é um dos melhores filmes deste ano.

 
*Gonzaga - de Pai pra Filho 
 O longa retrata a relação entre o sanfoneiro de enorme apelo popular Luiz Gonzaga (1912-1989) e seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991), que nunca foi valorizado como artista pelo pai. Um pai e um filho. Dois artistas e dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos. Um de direita, o outro de esquerda. Apesar de tantas diferenças, um ponto em comum: a música que emociona o Brasil até hoje.

  
*Argo
A história do filme é baseada na revolução iraniana de 1979, quando esta atinge o seu auge e alguns militares invadem a Embaixada dos Estados Unidos da América no Teerão e fazem reféns americanos. No meio da grande confusão instalada, seis americanos conseguem escapar e encontram refúgio na casa do Embaixador Canadiano. Com o intuito de salvar estes refugiados, o especialista da CIA Tony Mendez, elabora com um plano arriscado para fazê-los sair do país em segurança. Um plano incrível, digno de um filme!



Eu sei que vocês podem estar sentindo falta de alguns filme, que fizeram muito sucesso e tiveram muitos elogios. Eu tenho umas ressalva para fazer, pois essa lista foi muito sofrida para ser concluída. Tive que deixar bons filmes de fora como:Tomboy, Os Descendentes, 007: Operação Skyfall, Para Roma com Amor, Batman:  O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Shame, Millenium - Os Homens Que Não Amavam e Os vingadores. Sei que todos entendem, quando se trata de uma lista e não de uma enciclopédia, mas tinha que ser feita.

2 comentários:

  1. O Palhaço, O Artista, Precisamos falar sobre o Kevin, Histórias Cruzadas... Todos são ótimos!
    Mas seria impossível numa lista pra mim sem Batman e The Avengers, haha. Adorei que lembrou de Os Descendentes e Millenium, ambos brilhantes!

    ResponderExcluir
  2. Por favor, não me faça sentir culpado. Eu os tinha na minha lista, mas na verdade, não eram prioridade mas não deixam de ser bons. Deixei para a outra administradora falar deles. Acho que faz mais o perfil dela. Essa lista me fez felis, pois foi bom recordar esses ótimos filmes.

    ResponderExcluir