terça-feira, 19 de junho de 2012

Hugo, Georges e Martin.

Procurando sobre o pioneirismo dos filmes de ficção científica me deparei com "Viagem a Lua" de Georges Méliès, de 1902. Esta película de 14 minutos conta a história de uma viagem a Lua e o encontro de seres extraterrestres. Quem nunca teve acesso a este curta pode associá-lo a um sucesso de 2012: Hugo, ou em português, A Invenção de Hugo Cabret, que totalizando ganhou 4 Oscar, incluindo de Melhor Fotografia.
Este filme conta com a adaptação do livro de mesmo nome, que conta a história de Hugo, um menino que mora no metrô de Paris e conserta todos os relógios da estação. Seu envolvimento com uma máquina deixada por seu pai desenrola o filme até seu encontro com Georges Méliès, que tem seu sumiço do mundo cinematográfico justificado por sua suposta morte. O filme é um fofura e a oportunidade de ver em 3D foi imperdível. 
A primeira vista, o filme não traz nada de surpreendente, contudo, após de investigar toda a importância que Méliès teve na história não só do ramo da ficção científica, mas também na História do Cinema em si, nós podemos ter a certeza da queda da Academia por este filme. "Hugo" foi cotado para ganhar muito além dos simples 4 Oscar, porém, não era pela produção e direção de Martin Scorsese havia muito por trás...
Havia saudade da mente brilhante de Georges Méliès.


Nenhum comentário:

Postar um comentário