segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ciência e Arte

     A relação entre História e Cinema não se resume a filmes históricos. Vai muito além. História e Cinema são duas narrativas, dois fenômenos históricos que falam do presente, do passado ou do futuro. Estabelecem relações, arriscam ordenações lógicas ou, por mais paradoxo que possa parecer, caóticas também.
     História e Cinema podem falar de um mesmo assunto, de um mesmo tema. Mas as perguntas que fazem em relação ao passado são distintas uma das outras. Os objetos são outros, as pertinências e cobranças podem ser bem diversas. Partindo destes pressupostos, quais são as diferenças e semelhanças entre estas duas narrativas? De que maneira elas dialogam e colaboram para a construção de identidades e subjetividades de um tempo?
     A História vem se relacionando com o cinema ao longo dos anos, e discute as possibilidades de utilização do filme como fonte historiográfica e como recurso para o ensino da História em sala-de-aula. Deste modo, cabe apontar os problemas com o qual os historiadores tradicionalmente têm com a narrativa fílmica como no de semear uma discussão mais ampla no campo da historiografia sobre qual o papel que a produção.
     Com este post de apresentação do nosso blog, queremos apenas apresentar o que será discutido e debatido ao longo dos outros, não só com o cinema, mas também com a arte, a literatura, a música e o que mais possamos relacionar com a História. Não podemos nos esquecer que muitos filmes serão comentados, discutidos, premiações e tudo o que demais estiver envolvido com a sétima arte

Por: Leonam Monteiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário