Então, resolvi dar voz ao nosso ótimo cinema, ao qual a indústria cinematográfica bem realizando, e principalmente, vem legitimando isso, em nossos ótimos festivais. E é sobre eles, que essa postagem tratar alguns dos melhores festivais de cinema no Brasil. Espero que gostem, assim como foi ótimo, rever e conhecer novos filmes.
Festival de Gramado
Festival de Gramado é um festival de cinema do Brasil, realizado anualmente desde 1973 no Palácio dos Festivais na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Desde sua 20a edição (1992), inclui não apenas produções brasileiras, mas também filmes de origem latina - donde sua designação oficial, "Festival de Cinema Brasileiro e Latino". É até hoje considerado um dos mais importante festival de cinema do Brasil. . O nome do troféu vencedor é Kikito.
“De “Toda Nudez Será Castigada”, em 1973, a “Colegas”, em 2012, a trajetória do Festival de Cinema de Gramado acompanhou todas as fases do cinema nacional. “Se olharmos para a história do Festival, podemos saber como foi o nosso Brasil e o nosso cinema nos últimos 40 anos", atesta o diretor Fernando Meirelles. Em 1992, com a internacionalização, o evento passou também a fazer um panorama da produção latino-americana, ampliando seus horizontes cinematográficos. Agora, chegando a 41ª edição, consolida o título de maior festival de cinema ininterrupto do Brasil, também se adaptando a novas tendências do audiovisual e trazendo os novos olhares de um cinema brasileiro contemporâneo e em constante mudança.” (Disponível em: http://www.festivaldegramado.net/historia)
Alguns dos premiados no festival, em seus respectivos anos:
1994 - Fresa y chocolate, Tomás Gutiérrez Alea
2001 - Memórias Póstumas, André Klotzel
2002 - Durval Discos, Anna Muylaer
2008 - Prêmio especial do júri: A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele
Festival de Brasília
O Festival de Brasília tem por nome oficial Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, ou FBCB, que é promovido pelo Governo do Distrito Federal, existe desde 1965, dedicado exclusivamente ao cinema brasileiro. Nas duas primeiras edições foi chamado Semana do Cinema Brasileiro. Uma das regras que o diferenciam de outros festivais é que os filmes, tanto de longa ou curta metragem, devem ser inéditos e preferencialmente, não ter sido premiados em qualquer outro festival nacional. Os vencedores recebem o Troféu Candango, em homenagem aos brasilienses, assim como prêmios em dinheiro.
Alguns dos premiados no festival, em seus respectivos anos:
1968 - O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla
1976 - Xica da Silva, de Cacá Diegues
1977 - Tenda dos Milagres, de Nelson Pereira dos Santos
1985 - A Hora da Estrela, de Suzana Amaral
1999 - Santo Forte, de Eduardo Coutinho
2000 - Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky
2001 - Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho
2002 - Amarelo Manga, de Cláudio Assis
2009 - É Proibido Fumar, de Anna Muylaert
Festival do Rio
O Festival do Rio é um festival de cinema internacional da cidade do Rio de Janeiro. Surgiu em 1999, como resultado da fusão de dois festivais de cinema anteriores, o Rio Cine Festival (que surgiu em 1984) e a Mostra Banco Nacional de Cinema, criada em 1988. Na mostra de 2007, foram exibidos mais de 300 filmes inéditos, brasileiros e estrangeiros de 60 países, inclusive os vencedores dos festivais de Cannes, Sundance, Veneza e do Oscar. O nome do troféu vencedor é Redentor,
Quando o Rio fala de cinema
Existe uma época do ano em que o Rio de Janeiro esquece o carnaval e o futebol. Durante esses dias, a Cidade Maravilhosa costuma se render a outra paixão: o cinema. O Festival de Cinema do Rio reúne, anualmente, dezenas de atores, diretores e outros profissionais em uma série de exibições, premiações e debates que colocaram o evento no roteiro de cinéfilos do mundo inteiro.
A maratona de cinema dura, normalmente, 12 dias, com exibições divididas entre cinematecas e espaços culturais da cidade. O circuito vale a pena tanto pelos filmes quanto pelos locais que recebem o público. Uma das grandes sacadas do festival é permitir que o público acompanhe o evento ao mesmo tempo em que realiza um tour diferente pela cidade, em pontos não tão tradicionais quanto o Cristo Redentor ou o Pão de Açúcar.
Alguns dos premiados no festival, em seus respectivos anos:
2003 - Narradores de Javé, Eliane Caffé
2006 - O Céu de Suely, Karim Aïnouz
2008 - Se nada mais der certo, José Eduardo Belmonte
2010 - VIPs, Toniko Melo
2012 - O Som ao Redor, Kleber Mendonça Filho
Mostra do Filme Livre
Mostra do Filme Livre é um festival de cinema do Brasil, realizado anualmente desde 2002 no Rio de Janeiro. O festival tem como principal característica a exibição e difusão do Cinema Livre e democrático.
Assim, a Mostra do Filme Livre é um grande painel de filmes que experimentam caminhos e atalhos na atual linguagem audiovisual, preferencialmente (não exclusivamente) filmes feitos sem apoio estatal direto. Além de exibir, debater e premiar os filmes livres que mais se destacaram na opinião da curadoria e do júri, a MFL publica textos sobre os filmes indicados aos prêmios e promove uma série de atividades paralelas, como oficinas e debates. A MFL também integra o Circuito Ascine de Cineclubes, promovendo sessões em diversas regiões do Estado
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é um festival de cinema que ocorre anualmente na cidade de São Paulo (SP). É um evento cultural sem fins lucrativos, realizado pela ABMIC - Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema e com o reconhecimento da Federação Internacional da Associação dos produtores de Filmes. O Estado e o Município de São Paulo estabelecem outubro como mês oficial da mostra. A edição de 2012 acontece entre os dias 19 de outubro e 1º de novembro, tendo como júri internacional Burghart Klaussner, Cao Hamburger, Danis Tanovic, Jan Harlan e Kanako Hayashi.
O festival já teve a presença de vários cineastas brasileiros. Convidados internacionais de destaque desde 1977 foram Dennis Hopper, Pedro Almodóvar, Miguel Gomes, Victoria Abril, Jane Birkin, Guy Maddin, Abbas Kiarostami, Claudia Cardinale, Amos Gitai, Les Blank, Quentin Tarantino, Maria de Medeiros, Wim Wenders, Alan Parker, Manoel de Oliveira, Kiju Yoshida, Atom Egoyan, Danis Tanovic, Satyajit Ray, Eizo Sugawa, Theo Angelopoulos, Marisa Paredes,Rossy De Palma e Jonas Mekas.
Cine Ceará
O Cine Ceará-Festival Iberoamericano de Cinema- é um festival de cinema que surgiu como "Festival Vídeo Mostra Fortaleza" no ano de 1991organizado pelos cearenses Eusélio Oliveira e Francis Vale. Acontece anualmente em Fortaleza e desde o ano 2006 sua mostra competitiva internacional abre espaço para filmes do universo iberoamericano Brasil, América Latina, Espanha e Portugal, além disso conta com uma mostra competitiva de curtas-metragens nacionais e um conjunto de mostras e eventos paralelos envolvendo cinema, dirigidos aos mais variados públicos. Acontecem também encontros de realizadores e produtores, palestras, seminários internacionais, lançamentos de publicações e filmes, entre outras muitas atividades. O nome do troféu vencedor é Eusélio Oliveira
Grande Prêmio Cinema Brasil
O Grande Prêmio Cinema Brasil é uma premiação instituída em 2000 pelo Ministério da Cultura com a finalidade de homenagear os filmes que mais se destacaram no ano anterior. Em 2002, teve seu nome mudado para outra premiação Grande Prêmio Brasileiro de Cinema.
É considerado o Oscar brasileiro. Inicialmente foi batizado de Prêmio Grande Othelo, homenagem cancelada depois que a família do ator discordou de pontos relacionados à utilização de seu nome e imagem.
As categorias contempladas são Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Documentário, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Lançamento, Melhor Vídeo e Melhor Curta-metragem.
Alguns dos premiados no festival, em seus respectivos anos:
2001 - Eu, tu, eles, Andrucha Waddington
2002 - Bicho de sete cabeças, Laís Bodanzky
2003 - Cidade de Deus, Fernando Meirelles
2006 - Cinema, aspirinas e urubus, Marcelo Gomes
2007 - O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, Cao Hamburger
2008 - Estômago, Marcos Jorge
2009 - É Proibido Fumar, Anna Muylaert
2011 - O Palhaço, Selton Mello
Além de já ter premido atores como: Matheus Nachtergaele, Rodrigo Santoro, Lázaro Ramos, Selton Mello, Wagner Moura, Fernanda Montenegro, Alice Braga, Hermila Guedes e Lilia Cabral.
Cine Pernambuco - Festival do Audiovisual
O Cine PE - Festival de Audiovisual, informalmente conhecido como Festival do Recife ou Festival de Cinema do Recife, é um festival de cinema brasileiro suportado pelo Ministério da Cultura, que acontece desde 1997 no Recife. O evento, considerado um dos mais populares do gênero do Brasil, exibiu até 2007 mais de 400 filmes entre curtas e longa-metragens. O troféu entregue aos premiados pelo festival chama-se Troféu Calunga
Considerado o principal festival de cinema realizado no Brasil durante o primeiro semestre, o evento é também conhecido como o "Maracanã dos festivais". Tudo graças ao gigantesco Teatro dos Guararapes, com capacidade para 2,4 mil pessoas, que permite que o público compareça em peso às exibições.
“Este é, portanto, o perfil do CINE PE, após 17 anos de exercício profícuo. Na exibição, na formação de platéia, na difusão da informação e no treinamento o festival se tornou o grande encontro dos "profissionais da indústria" e dos "apaixonados pela arte". Um evento ímpar, que trouxe e continuará trazendo a marca do empreendedorismo cultural e dos pernambucanos. Uma bela "montagem" do que há de melhor no audiovisual brasileiro. Como numa “trilha sonora” harmoniosa que é digna de admiração e capaz de encantar a todos. Para orgulho de nossa gente!” (Disponível em: http://www.cine-pe.com.br/historico)