Depois de Elena (que já teve
resenha aqui!), a produção nacional que me chamou atenção foi Flores Raras do diretor Bruno Barreto,
responsável por filmes como Última Parada
174 e o clássico Dona Flor e seus
dois maridos. O próprio diretor disse que se fosse alguns anos atrás, o
filme não teria investimento suficiente e sabe porque? Trata-se de um amor
homoafetivo. Essas novas produções que servem para despertar a sociedade estão
ganhando muito espaço (até que enfim!!!) e a prova disso é o filme La vie d’Adèle
que ganhou o prêmio no festival de Cannes desse ano (falamos isso também aqui!).
Mas do que se trata afinal? Estamos no Brasil dos anos 50 e a história gira em torno de duas mulheres bem a frente de seu tempo. Elizabeth Bishop (Miranda Otto) é uma poetiza que está sofrendo um tipo de crise e vai para o Brasil afim de arejar um pouco suas ideias enquanto isso temos Lota (Gloria Pires), uma arquiteta carioca, que logo irá se interessar pela jovem escritora.
No desenvolvimento do filme, vemos a paixão de Elizabeth e Lota enfrentando diversas dificuldades. O alcoolismo da poetiza acaba se revelando um problema e a determinação de Lota pelo trabalho - ela foi responsável pela ideia do parque do Aterro do Flamengo, RJ - acaba afastando cada vez mais. Outro desafio é Mary (Tracy Middendorf) que no começo do filme é apresentada como a esposa de Lota. Com a chegada de Elizabeth, o casamento de Mary-Lota é afetado alimentando boas cenas do filme.
A fotografia do filme é LINDA, principalmente nas cenas em Petrópolis, e as atuações são perfeitas. Uma salva de palmas para Gloria Pires que deu um show e merece um prêmio por mergulhar em uma personagem tão diferente do que ela já produziu até agora. Uma notícia que me empolgou muito foi que Bruno Barreto irá buscar indicações as atrizes principais para o Oscar de 2014. ♥
Vejo a consolidação do cinema brasileiro cada vez mais! A diversidade dos roteiros tem me surpreendido muito e eu indico essa produção a todos que queiram acompanhar esse novo momento. :-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário