Discutir quem é o melhor diretor de cinema do Brasil é
praticamente como debater sobre religião, futebol ou política. Independente de
gostos particulares ou de qualidades técnicas destes profissionais do cinema,
existe praticamente um consenso sobre os nomes, que tem maior importância no
cenário nacional e sob o critério de visibilidade internacional. Dito isso, me desculpem
os sensíveis, mas vou considerar como melhores: José Padilha, Walter Salles,
Fernando Meirelles, Eduardo Coutinho e Andrucha Waddington.
Como acontece com a maioria dos cineastas que chamam a
atenção de Hollywood, muitos deles estão realizando projetos, sejam recentes,
atuais ou futuros e que podem catapultar (ou esconder) um bocado os seus
respectivos talentos como contadores de histórias. A idéia desta postagem é
mostrar o trabalho que marcou e o trabalho “atual” da carreira de cada diretor.
Como eu escolhi 5 grandes diretores, será necessário que a postagem tenha mais de uma parte, então fiquem ligados.
Walter
Salles:
O diretor que nos levou ao Oscar com Central do Brasil e
depois estreou no cinemão hollywoodiano com o pouco respeitado Dark Water, volta
a trabalhar em um projeto internacional importante. Antes, claro, ele voltou
para as suas raízes, filmando Linha de Passe – produção que concorreu a Palma
de Ouro em Cannes em 2008 e que rendeu o prêmio de melhor atriz para Sandra
Corveloni no festival francês. Linha de Passe, vale citar, ainda ganhou três
importantes prêmios no Festival de Havana, em Cuba. Mas vamos ao seu passo
seguinte: On the Road, adaptação de uma das obras-símbolo do escritor beatnik
Jack Kerouac. O curioso é que o nome de Salles foi aprovado pelo produtor
Francis Ford Coppola em 2005.
Filme que marcou sua carreira: Central do
Brasil
(Trailer do filme Central do Brasil)
Dora
(Fernanda Montenegro) é uma mulher que trabalha na estação Central do Brasil
escrevendo cartas para pessoas analfabetas; uma de suas clientes, Ana (Soia
Lira) aparece com o filho Josué (Vinícius de Oliveira) pedindo que escrevesse
uma carta para o seu marido dizendo que Josué quer visitá-lo um dia. Saindo da
estação, Ana morre atropelada por um ônibus e Josué, de apenas 9 anos e sem ter
para onde ir, se vê forçado a morar na estação. Com pena do garoto, Dora decide
ajudá-lo e levá-lo até seu pai que mora no sertão nordestino. No meio desta viagem
pelo Brasil eles encontram obstáculos e descobertas enquanto o filme revela
como é a vida de pessoas que migram pelo país na tentativa de conseguir melhor
qualidade de vida ou poder reaver seus parentes deixados para trás.
Falar
de Central do Brasil, no meu caso, é muito difícil por dois motivos: um dos
melhores filmes brasileiros de todos os tempos e com a melhor atriz que o
cinema nacional poderia querer. Além de mencionar alguns de seus prêmios como:
- Festival de Berlim 1998 (Alemanha)
Recebeu
o Urso de Ouro de Melhor Filme, Recebeu o Prêmio Especial do Júri, Recebeu o
Urso de Prata na categoria de Melhor Atriz (Fernanda Montenegro).
- Globo de Ouro 1999 (EUA)
Venceu
na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
- BAFTA 1999 (Reino Unido)
Venceu
na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira.
Tá
respondido? Quem nunca viu, não é exagero, ASSISTA.
Momento em que Salles (no centro) orienta os dois protagonistas.
Filme lançado recentemente: Na Estrada
(Trailer do filme Na Estrada)
Nova Iorque, antes de 1940. Depois da morte de seu pai, Sal
Paradise (Sam Riley), um aspirante de 23 anos, conhece Dean Moriarty (Garrett
Hedlund), um ex-prisioneiro de 20 anos com uma moral flexível e um charme
devastador. Dean é fascinado pela obsessão de Sal por escrever. Sal é fascinado
com a liberdade de Dean. Eles passam suas noites sonhando sobre um outro mundo,
formando uma amizade que vai faze-los rodar por todo os Estados Unidos. Depois
de passar um tempo da casa de Bull Lee em Louisiana, Sal, Dean e sua jovem
esposa Marylou (Kristen Stewart) formaram um trio feliz, viajando e curtindo a
liberdade.
O filme conta com o roteiro de Jose Rivera, responsável
pelos os textos de projetos como Diários de Motocicleta e Trade. Uma notícia da
CNN.com de outubro de 2008 atualizava o público sobre o projeto. Segundo o
texto, Salles estava se preparando para começar a filmar a história contada por
Kerouac conforme ela é narrada e, paralelamente, ele iria produzir um
documentário sobre o movimento Beat, incluindo entrevistas com os escritores e
demais pessoas que participaram do movimento e da obra de Kerouac e que
continuam vivos. Um verdadeiro projeto 2 em 1, segundo a CNN.com.
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